segunda-feira, 23 de abril de 2007

Mediterrâneo RH (5)

Uma nova entrevista sobre o projecto «Ágora RH» (explicação do projecto no post 1 sobre este tema). Desta vez, uma mulher, a representante da Tunísia.

Zeyneb Attya Mahjoub (Tunísia)
«O progresso significa derrubar obstáculos.»

Zeyneb Attya Mahjoub é presidente da Association des Responsables de Formation et de Gestion Humaine dans les Entreprises (AFORGHE), da Tunísia. Está a terminar o mandato de presidente da Federação Africana de Recursos Humanos (AFDIP), que agrupa mais de uma dúzia de países da África francófona.
A senhora preside à associação que na Tunísia reúne os profissionais de recursos humanos, mas também é presidente de uma federação africana…
Sou a presidente da AFDIP, que agrupa 13 ou 14 associações de países da África francófona.
Só dessa parte de África?
Sim. Neste momento estamos a posicionar-nos ao nível Federação Mundial de Recursos Humanos para ter a liderança do continente africano.
Há uma outra federação em África?
Sim, ligada à África do Sul, e que agrupa cinco ou seis países da África anglófona.
E países de expressão portuguesa, não?
Talvez. Não tenho a certeza Já encontrei alguém de Angola que queria juntar-se a nós. Mas as coisas não tiveram seguimento.
Moçambique, por exemplo, tem muita influência anglófona…
De facto é assim.
O que pensa da gestão de recursos humanos na Tunísia?
No meu país estamos a tentar fazer o máximo para que a função Recursos Humanos seja valorizada no seio das empresas, porque nós estamos efectivamente, agora, a entrar numa era de competitividade e de valorização da performance nas empresas. Claro que procuramos explicar a toda a gente que se queremos ganhar a batalha da competitividade não o podemos fazer sem ser pela via de recursos humanos competentes, qualificados e visionários. Se queremos triunfar num cenário de mundialização, devemos defender-nos a esse nível, procurando sempre a qualidade.
No governo tunisino há consciência da importância da qualificação das pessoas?
Na Tunísia estamos efectivamente com sorte, porque a vontade presidencial é a de apoiar os recursos humanos. Ao nível do terreno, dos dirigentes das empresas, há um trabalho enorme que falta fazer. E por isso, nós, as pessoas da função Recursos Humanos, procuramos posicionar-nos de forma a que a nossa associação profissional se afirme por uma presença constante, nas instâncias patronais, nas instâncias sindicais, seja no mundo árabe, seja fora dele.
Têm muitos membros na associação?
Temos cerca de 200 pessoas. Somos um pequeno país.
Na generalidade das empresas tunisinas, os responsáveis de finanças e de marketing, por exemplo, são considerados mais importantes do que os de recursos humanos?
Claro que há empresas em que as pessoas de finanças são consideradas as mais importantes, mas agora há algumas pequenas empresas em que as pessoas da função Recursos Humanos começam a estar também no conselho de administração. Creio que o movimento de afirmação dos recursos humanos está em marcha.
Qual é o papel da mulher na Tunísia, ao nível das empresas?
Começa a ser importante. Nas empresas, as mulheres batem-se, progridem, porque têm cada vez mais qualificações.
E em termos de diversidade cultural?
Isso é uma realidade. Há diversidade cultural, na minha empresa trabalham muito italianos, por exemplo.
Em relação ao projecto «Ágora RH»…
O projecto é importante para nós.
Como é que o vê a partir da Tunísia?
Nós encaramos o Mediterrâneo como algo a que pertencemos. Consideremo-lo como um futuro e um presente – e um passado, é claro. Faremos tudo para não sermos marginalizados; por exemplo, neste projecto temos muito menos meios financeiros. No plano das competências somos fortes, mas nos recursos financeiros temos um problema. E não receamos dizer bem alto que todos devem lutar com armas iguais.
Já pensou que o Mediterrâneo, para os países africanos, é uma fronteira?
Sim, é uma fronteira que permanece. Mas tenho esperança no facto de formarmos um conjunto de civilizações e de culturas que instauraram um diálogo. Não se pode esquecer Cartago, o papel dos tunisinos… É muito importante.
O que perspectiva para o futuro próximo neste espaço?
Se não fizermos um espaço de países, se deixarmos as coisas como estão, não teremos muitas hipóteses. O progresso significa derrubar obstáculos, e eu penso, enquanto mulher e militante, que podemos chegar lá pela fé e pela paixão, e luto sempre por isso.
E em relação a África, apenas África, sem pensarmos no Mediterrâneo?
O futuro pode ser bom. A china está a vir até nós. Vamos fazer coisas em conjunto, mas é preciso que não nos deixemos subordinar. Trabalhar juntos sim, baixar a cabeça não.

Sem comentários: