quarta-feira, 11 de abril de 2007

Mediterrâneo RH (1)

Nos próximos dias, conto publicar aqui uma série de textos sobre a gestão das pessoas num espaço denominado «Euromediterrâneo». Esses textos resultam da minha presença no colóquio de síntese de um projecto ligado ao tema. Foi a 23 e 24 de Novembro do ano passado, em Marselha, na Euromed Ecole de Management. O projecto, que leva o nome de «Ágora RH», junta diversos países que têm em comum o facto de pertencerem a um espaço em que o Mar Mediterrâneo é a grande referência. Este primeiro texto é uma apresentação do projecto. Depois, publicarei várias entrevistas que fiz, com pessoas de diferentes países.

Um encontro do Mediterrâneo
O projecto «Ágora RH» junta diversas associações ligadas à área de recursos humanos em oito países da zona do Mediterrâneo. Pretende-se com ele analisar as práticas de recursos humanos no denominado espaço «Euromediterrâneo». As associações agrupadas na Federação Mediterrânea de Recursos Humanos (FMRH), fundada em 2002, são as seguintes: APG – Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos (Portugal); AEDIPE – Associación Española de Dirección de Personal (Espanha); AIDP – Associazione Italiana per la Direzione del Personale (Itália); ANDCFP – Association Nationale des Directeus et Cadres de la Fonction Personnel (França); AGEF – Association Nationale des Gestionnaires et Formateurs des Ressources Humaines (Marrocos); ALGRH – Association Algérienne des Ressources Humaines (Argélia); ARFORGHE – Association des Responsables de Formation et de Gestion Humaine dans les Entreprises (Tunísia). A estas sete associações há a juntar a associação da Eslovénia (ZDKDS – Zveza Društev za Kadrovsko Dejavnost Slovenije), uma outra de França (AGRH – Association de Gestion des Ressources Humaines) e o Institut International de l’Audit Social (IAS), também de França. Além, é claro, da Euromed, a escola de gestão de Marselha, que liderou o projecto.
O objectivo definido para o projecto «Ágora RH» foi a criação de uma comunidade de universitários e de profissionais de recursos humanos para a partilha das práticas ligadas à gestão das pessoas nas organizações nos países do Mediterrâneo. Para o projecto foram definidos quatro temas: evoluções demográficas e impacto sobre a função recursos humanos; evolução da função recursos humanos; responsabilidade social das organizações; e benchmarking entre associações. As inúmeras reflexões deram origem a dois livros («Ressources Humanines en Euroméditerranée», Vols. I e II), publicados durante o ano de 2006 pelas Editions Euromed Marseille com a finalidade de permitir a gestores e especialistas a compreensão das especificidades e das perspectivas da função recursos humanos no espaço Euromediterrâneo.
No colóquio de síntese, participaram inúmeros especialistas em recursos humanos, directamente ligados às associações que integraram o projecto ou por elas convidados. Participaram também representantes de outras associações nacionais, que têm de momento o estatuto de observadores no projecto: Malta, Chipre, Roménia, Síria, Senegal e Hungria (estes dois últimos são exemplo de realidades muito próximas de países do Mediterrâneo).
François Silva [publicarei uma entrevista com ele num dos próximos dias], professor da Euromed e coordenador do projecto «Ágora RH», apresenta-o assim no prefácio que escreveu para os livros atrás referidos…
«O projecto foi desenvolvido ao longo de três anos. Temos hoje integrados oito países da bacia do Mediterrâneo, cinco países europeus (os quatro países latinos mais a Eslovénia) e os três países do Magreb (Marrocos, Tunísia e Argélia). A Euromed Marseille Ecole de Management lidera o projecto. A instituição decidiu apostar nesta reflexão sobre a problemática euromediterrânica. Com uma história rica e uma posição geográfica privilegiada, Marselha, um porto do sul, simboliza o mundo euromediterrânico, pela sua diversidade, pela sua mestiçagem, pelas suas tenções.»
Depois, François Silva descreve os temas do projecto…
«As mutações demográficas no espaço euromediterrânico e as suas consequências sobre a população activa, sobre as profissões e as competências, tendo por horizonte 2005. O objectivo aqui é conhecer e compreender as evoluções e as tendências ao nível das profissões e das competências: mutações demográficas, características da população activa por país, défices e excedentes de mão-de-obra nalguns países e nalguns sectores e cooperação possível entre países das costas norte e sul do Mar Mediterrâneo.» Este foi o primeiro tema.
Segundo tema… «Caracterização da função Recursos Humanos e perspectiva do futuro no contexto euromediterrânico. O objectivo passa por fazer uma caracterização da função Recursos Humanos em cada país e perspectivar aquilo que poderá ser no futuro, definindo claramente as competências necessárias para levar a cabo a sua missão enquanto função relevante nas organizações. Será que a função Recursos Humanos reflecte uma tipologia de cultura de empresa ou de país que por sua vez reflecte uma tipologia das pessoas?»
Terceiro tema… «A responsabilidade social das empresas no espaço euromediterrânico e a necessidade de definir um referencial claro, pertinente e comum aos países da bacia do Mediterrâneo. O objectivo é estabelecer o estado das coisas em termos de responsabilidade social das empresas nos diferentes países, integrá-la no pensamento da gestão no espaço euromediterrânico tendo em conta o contexto de cada país, as pessoas e as especificidades empresarias (por exemplo, os sectores de actividade…). A ideia é a de colocar o acento nas interacções possíveis entre três parâmetros: indivíduos, organizações e países.»
Finalmente, o quarto tema, um pouco diferente dos anteriores no modo como é enunciado… «Troca de boas práticas entre as associações (boas práticas de cada associação). Aqui os objectivos gerais têm a ver com a escolha, de entre as práticas actuais das associações de gestão de recursos humanos, de um certo número de acções que devam ser partilhadas. Este tema propõe-se levar a cabo um verdadeiro benchmarking organizacional entre as associações.»
Para estes quatro objectivos, foram estabelecidos prazos: até meados de 2005, um primeiro trabalho de reflexão em cada país; a partir de meados de 2005, partilha da informação recolhida e primeira reflexão conjunta entre as associações; fim de 2006, um colóquio de síntese a realizar em Marselha. Os objectivos foram considerados pela generalidade dos participantes neste colóquio como cumpridos.
Na opinião de Ahmed Mana, presidente da FMRH, «um trabalho desta importância deve ser inscrito no tempo, por exemplo tomando a forma de um observatório permanente de Recursos Humanos no espaço do Mediterrâneo, e dando início a outros estudos e a outras reflexões». Ahmed Mana, que exerce o cargo em representação da sua associação, a da Argélia, refere ainda a sua esperança de que seja possível «oferecer aos novos aderentes, a todos os que se quiserem juntar ao projecto, a possibilidade de contribuir para renovar esta experiência, estendendo-a também à zona oriental do Mediterrâneo».

Mais informações no site do projecto «Ágora RH».

Sem comentários: